terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Harmonização das cores




O verão chegou, e com ele as vitrines mais coloridas de todas as estações! Essa estação pede ousadia e abuso das cores pois remete à alegria e descontração! Que tal mostrar isso também nas suas roupas? 



Diariamente abrimos nosso armário e escolhemos as roupas e acessórios como bolsas, cintos e sapatos, com as quais sairemos de casa para trabalhar. Combinamos as cores segundo padrões próprios ou seguimos as tendências das cores da estação ditadas pelas indústrias de moda. Alguns preferem “mergulhar” no armário e saem de lá com o que conseguem pescar. 

Geralmente temos uma ou duas cores prediletas. Isso é inconsciente, faz parte da personalidade da pessoa e, não raro esta “preferência” estará inconscientemente ligada ao momento de vida de cada um. Somos seres dinâmicos e, por isso mesmo, passamos por inúmeras mudanças no decorrer de nossa vida.



As cores podem revelar muito da personalidade de uma pessoa e ficam mais agradáveis dependendo do seu tom de pele, para isso existem palhetas de cor específicas que melhor se adaptam a sua coloração pessoal! 

Falaremos disso outro dia, mas hoje vamos falar das Harmonias, ou seja, das possíveis combinações das cores puras que trazem melhor efeito psicológico através da nossa visão! 



São combinações que harmonizam e trazem equilíbrio e um efeito mais agradável quando usadas juntamente, principalmente no visual das roupas!

Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre opções de como combinar as cores, são 10 modelos a serem seguidos


Vamos lá?

Circulo das Cores



1) Complementares Diretas

Esta harmonia consiste em juntar duas cores opostas no Círculo Cromático. Trata-se de uma harmonia bem contrastante, pois teremos sempre uma cor quente e outra fria.





2) Complementares Divididas


Escolhe-se uma cor junto com as duas vizinhas da sua Complementar Direta. É mais rica que a harmonia anterior, com a quebra de contraste imediato.



3) Complementares Duplas
 
São duas duplas de Complementares Diretas cruzadas, intercalando uma cor. É uma harmonia bem contrastante, que produz efeitos interessantes.



4) Análogas Simples
 

São três cores consecutivas no Círculo, que podem ser quentes, frias ou temperadas. É uma harmonia de pouco contraste, pois todas as cores têm a mesma base. Produz um efeito agradável, porém logo se torna cansativo.



5) Análogas Compostas

 
São as Análogas Simples com o acréscimo de mais uma cor. Esta quarta cor dá mais dinâmica à harmonia, pois se aproxima de uma cor mais pura.



6) Análogas com uma Complementar
 
São três cores juntas no Círculo (Análogas Simples) mais a Complementar da cor que está no centro. A inserção desta cor na composição aumenta bastante o contraste e ajuda a “temperar” a harmonia, pois esta quarta cor é sempre fria ou quente em contraponto às análogas escolhidas.


7) Análogas Relacionadas
 

Outro tipo de harmonia que consiste em escolher duas cores no Círculo, pular uma cor para a esquerda ou para a direita e acrescentar a próxima cor. Produz um contraste maior em relação às Análogas Simples.
 

8) Cores Intercaladas
 

Escolhem-se três cores intercaladas no Círculo. Esta harmonia – também conhecida como Harmonia 120° (pelo ângulo que forma entre as cores) – traz um efeito interessante, se aplicada em tons suaves.
 


9) Triangulo de cores Harmônico

 
São as cores que formam um triângulo eqüilátero dentro do Círculo. É um tipo de harmonia bem contrastante e deve se usada com cautela, buscando sempre dar destaque a uma cor.
 


10) Quadrado de cores Harmônico
 

São quatro cores que formam um quadrado dentro do Círculo. Esta combinação é também conhecida como Harmonia 90° e forma uma harmonia contrastante.
 

11) Monocromia
É uma harmonia na qual se utiliza uma única cor, alterando-se apenas os seus tons, desde o mais claro até o mais escuro. Proporciona um efeito agradável, porém, cansa rápido, sendo mais recomendado para montagens passageiras.




12) Tom sobre Tom
 
É uma harmonia semelhante à Monocromia, porém, ao invés de usar uma única cor, utilizam-se cores próximas (de um mesmo grupo) variando as tonalidades. Este tipo de harmonia confere sobriedade e efeitos bastante agradáveis.
 



E ai? Muito interessante não é mesmo?
Espero que tenham gostado!! Eu amei e vou usar sempre! Fiquem com Deus e com mais algumas inspirações!
Beijos
Paôlla









Nenhum comentário:

Postar um comentário